3 passos simples para prevenir esgotamento físico e mental em sua empresa

A saúde física e a mental de qualquer profissional estão totalmente interligadas e podem reverberar no ambiente de trabalho caso não haja programas para evitar o esgotamento das pessoas.

A rotina de trabalho deve ser estruturada para extrair o melhor das pessoas, e não as deixar esgotadas física e mentalmente. É possível conseguir resultados interessantes com práticas simples que promovam o bem-estar dos profissionais no ambiente de trabalho.

Vamos a elas!

1. Investir em ergonomia

Ergonomia diz respeito à relação do ser humano com os objetos. Um ambiente ergonomicamente planejado coloca os profissionais em posições confortáveis para interagir com suas ferramentas de trabalho.

Móveis de medidas certas, cadeiras confortáveis, apoio para pés e cotovelos e o posicionamento certo de computadores são fundamentais para manter os funcionários bem acomodados nas suas estações de trabalho durante o expediente. O mesmo pode ser feito em indústrias, oficinas e locais de trabalho manuais. É só entender como funciona essa relação das pessoas com os objetos com que trabalham.

A ergonomia bem trabalhada evita dores e desconforto durante a rotina e problemas de longo prazo, como o surgimento de tendinites.

2. Criar espaços de descompressão

O alívio físico e mental dos profissionais pode vir em pequenas doses ao longo da jornada de trabalho. Pequenas pausas ajudam a diminuir a tensão criada pelas atividades, o que é altamente recomendado.

Espaços de descompressão nas empresas são lugares reservados para isso. Eles devem ser arejados, bem iluminados e com espaço suficiente para o relaxamento. Algumas empresas optam por oferecer atividades lúdicas, como jogos de tabuleiro, videogames e até mesas de ping pong. 

A ideia é aliviar a carga de estresse para que não se acumule e repercuta na saúde física e mental das pessoas.

3. Incentivar prática de exercícios físicos

O que todos os médicos recomendam a qualquer um é uma solução muito eficiente para prevenir esgotamento físico e mental: praticar exercícios.

A química do cérebro é ativada quando o corpo está em movimento, com a liberação de endorfina e serotonina. Essas substâncias são neurotransmissores que proporcionam sensação de bem-estar. Além disso, as atividades físicas ajudam a evitar doenças cardíacas, obesidade entre outras.

As empresas podem incentivar o funcionário com campanhas, criação de grupos para a prática de esportes e, em alguns casos, ter até quadra e academias de ginástica e musculação. Sem dúvidas, a prática de exercícios é um dos maiores incentivos que uma empresa pode proporcionar para prevenir esgotamento físico e mental.

Prevenir o esgotamento

São três passos simples que podem transformar o ambiente de uma empresa, com funcionários mais motivados e produtivos. Locais e práticas de trabalho pensados para valorizar o profissional e o humano criam uma cadeia de benefícios que atinge toda a organização, ajudando a melhorá-la.

Programas laborais podem criar essas situações para que os funcionários lidem da melhor forma com o estresse e tenham alternativas para prevenir o esgotamento físico e mental. Junto com programas de medicina ocupacional, são fundamentais para o desenvolvimento do capital humano e a promoção da saúde.

Compartilhe este artigo na sua rede para que mais pessoas aproveitem essas dicas.


Leia também