Cuidados após a vacina contra a Covid-19: perguntas e respostas

Neste artigo, vamos responder perguntas gerais sobre os cuidados após a vacina contra a Covid-19, que é um tema que gera muitas dúvidas.

Acreditamos que quanto mais esclarecido você estiver, mais seguro estará contra a Covid-19 e poderá contribuir para a prevenção da doença e o combate à pandemia.

Ficarei doente após tomar a vacina contra a Covid-19?

Não. Vacinas não causam doenças, elas as combatem. O que pode haver são sintomas como náuseas, fadiga muscular, calafrios, dores de cabeça e febre, as conhecidas e normais reações à vacinação que duram em média apenas um dia. São, porém, uma resposta do seu sistema imunológico, que faz parte do processo de imunização. 

Caso você se sinta realmente mal, procure um médico para receber orientações e cuidados.

Tomei a primeira dose, estou imunizado?

Ainda não. A vacina induz o sistema imunológico a criar uma proteção contra o coronavírus. Isso leva algum tempo, e os estudos mostram que a imunização acontece em média 15 dias após a segunda dose.

Portanto, mantenha o distanciamento social e as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Tomei a segunda dose, estou livre da Covid-19?

Infelizmente não. A vacina foi desenvolvida para evitar os casos graves da Covid-19, aqueles que necessitam de internação em UTI (e até intubação). As vacinas têm se mostrado eficazes em diminuir consideravelmente casos sintomáticos, aliviando o sistema de saúde das cidades, e em diminuir o número de óbitos.

Porém, uma pessoa vacinada pode ser infectada e provavelmente não apresentará sintomas graves.

Estou vacinado, preciso ainda usar máscara?

Sim. Mesmo vacinado, você ainda pode contrair o vírus e passar para outras pessoas, aumentando o número de casos da doença. O uso de máscaras e o isolamento social são importantes ações para a quebra da cadeia de contágio da Covid-19.

Dê preferência às máscaras PFF2 e N95, que são as homologadas pelas autoridades e recomendadas para barrar a transmissão do vírus.

Por que, mesmo vacinado, tenho que cumprir o isolamento social?

Porque você pode levar o vírus para outras pessoas. As vacinas têm alta eficácia no combate aos casos graves da Covid-19, mas não impede as pessoas de contraírem o vírus e transmitirem para parentes, amigos e colegas de trabalho.

Ficar em casa e se distanciar são comportamentos importantes para a quebra da cadeia de contágio e o combate à pandemia.

A vacina pode causar Covid-19 em mim?

Não. Nenhuma vacina contém o vírus vivo, que é o agente causador da Covid-19. Elas são desenvolvidas com o vírus morto ou desativado, com outros vírus inofensivos para o ser humano ou mesmo com moléculas de RNA mensageiro.

Você não precisa se preocupar com contaminação a partir da vacina. Seus cuidados devem ser para não contrair o vírus de outras pessoas contaminadas.

No geral, quais cuidados após a vacina devo ter?

Os mesmos que as autoridades vêm recomendando desde o início da pandemia.

  • Higienize suas mãos com água e sabão ou álcool 70% várias vezes ao dia.
  • Use máscara cobrindo nariz e boca para evitar a transmissão do vírus
  • Limpe a superfície dos objetos com álcool 70%
  • Mantenha o isolamento social.

Vacinas não são um tratamento para defesa individual contra o coronavírus. Elas são eficazes quando uma grande parcela da população é imunizada, pois evita casos graves e que o vírus se alastre e sofra mutações. Portanto, você, mesmo imunizado, é um importante agente no combate a pandemia. Faça a sua parte.

Este artigo foi desenvolvido com informações das Secretarias de Saúde de Minas Gerais e de Alagoas.

Compartilhe este artigo na suas redes para que mais pessoas tenham essas informações e assine nossa newsletter para receber em seu e-mail.

Leia também

Nenhum post relacionado