Medicina ocupacional em tempos de home office

O significado de home office é a transferência das atividades de trabalho para o ambiente residencial. É transformar o lar no local de trabalho e isso tem algumas implicações com a medicina ocupacional.

Leia este artigo até o fim e entenda a relação entre a medicina ocupacional e o home office.

O trabalho no home office

O trabalho remoto já é uma realidade para muitas profissões e tem se popularizado mais por conta do isolamento social requerido pela pandemia. É uma cultura de trabalho adotada pelas organizações e que tem vantagens e desvantagens.

Mesmo gerando comodidades para o trabalhador e para a empresa, o trabalho em casa não deixa de ser trabalho. Portanto, deve seguir normas e ter as preocupações habituais da medicina ocupacional.

Claro que há muitas dúvidas e pontos passíveis de discussão, mas há tarefas que precisam ser cumpridas pelas empresas. Elas ainda são responsáveis por proporcionar um ambiente laboral saudável, seguro e adequado para todos os seus trabalhadores.

Contudo, sem o controle do ambiente é mais desafiador garantir a segurança e o conforto dos colaboradores do dia a dia. Afinal, a empresa não pode interferir no lar das pessoas.

E o que fazer? Vamos tentar responder.

Cuidados básicos com o trabalhador

O home office não desobriga as empresas de cumprirem o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). As adaptações precisam ser feitas no contexto do teletrabalho.

O intuito é garantir o bem-estar dos colaboradores, a boa produtividade de todos e diminuir ocorrências médicas e até trabalhistas. Para tanto, vamos expor alguns pontos que podem ser boas dicas para as organizações.

  • Ergonomia – a relação do colaborador com os equipamentos deve ser saudável. Para isso, o posto de trabalho remoto precisa ser adaptado. As empresas devem fornecer, se for o caso, mobiliário específico como suporte para notebook, cadeira articulada e teclados.
  • Bem-estar físico – para diminuir o estresse sobre mãos, braços e punhos, são recomendadas pausas regulares no trabalho e a realização de exercícios laborais e de relaxamento. Montar um programa de prevenção de riscos, com a ajuda de um fisioterapeuta, é altamente recomendado.
  • Saúde mental – também é necessário cuidar do emocional das pessoas, que muitas vezes estão no home office por falta de opção. Nesse caso, é recomendado criar regras básicas de interação e comunicação, estabelecendo limites de horários, de uso de ferramentas e sincronia e assincronia das mensagens.

Medicina ocupacional como solução

Como é difícil avaliar os riscos ocupacionais no home office, as empresas devem agir com assertividade para prover saúde do trabalhador em qualquer ocasião. É importante para ela cumprir a legislação e manter os altos níveis de produtividade dos seus colaboradores.

Em resumo, como todo processo adaptativo ainda estamos em uma marcha de aprendizado. Contudo, não é possível se esquivar da legislação e, mais ainda, é necessário usar a medicina ocupacional como uma vantagem para entender o home office e fazer dele um bom lugar para se trabalhar.

Se este conteúdo foi útil para você, compartilhe-o nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso a essa importante discussão.

Leia também