PGR e GRO: saiba por que são importantes para o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

A legislação sempre avança no sentido de prover mais segurança para o ambiente de trabalho. Por isso, PGR vem como uma forma de modernizar as iniciativas de prevenção de riscos ocupacionais e, claro, fazer cumprir as normas de segurança no trabalho.

Entenda neste artigo o que são as mudanças que estão acontecendo com a modernização das normas regulamentadoras e os impactos na gestão de saúde e segurança das empresas.

Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)

Primeiro, vamos esclarecer do que trata o Programa de Gerenciamento de Riscos, o PGR. É um documento que contém a descrição de riscos decorrentes da atividade da empresa. Ou seja, ele resume todas as situações em que as pessoas estão expostas a riscos ao exercerem suas funções.

O PGR é deve conter, nó mínimo, em duas seções:

  • Inventário – levantamento de todos os riscos envolvidos na atividade da empresa. Ele elenca os perigos e fatores de risco, detalhando quem pode estar exposto e suas funções.
  • Plano de ação – como o nome já diz, traz um planejamento com tarefas para minimizar os riscos e a proposição de ações e seus responsáveis tanto para o monitoramento quanto para os casos de acidentes.

O Programa de Gerenciamento de Riscos faz todo o mapeamento de risco de uma empresa e implanta a cultura da prevenção a fim de que acidentes e outros problemas não aconteçam. De uma forma geral, seu conteúdo deve abarcar:

  • Classificação de risco
  • Identificação de perigos que possam levar a problemas de saúde
  • Avaliação de níveis de risco
  • Apontamento de medidas de prevenção
  • Planejamento de ações de prevenção e sua implementação
  • Monitoramento e controle dos riscos

Por sua vez, o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) é a filosofia de gestão dos riscos ocupacionais. A sua materialização está no programa de gerenciamento de riscos.

Impactos na mudança de cultura de gestão de saúde e segurança na empresas

Aqui no nosso blog, explicamos com detalhes as mudanças que estão ocorrendo na gestão de saúde e segurança das empresas. Esta atividade ganhou bastante importância com a atualização das normas regulamentadoras.

O ganho é a criação de uma cultura preventiva, colocando os riscos como um elemento observável na execução do trabalho. Dessa forma, é possível monitorá-lo e cumprir todas as diretrizes do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.

Fale com nossos consultores e solicite um orçamento.

Leia também