Reduzindo acidentes de trabalho na empresa

Infelizmente, o Brasil ocupa um lugar de destaque nos acidentes de trabalho no mundo. Não é algo que devemos apenas lamentar, e sim combater. A Lei nº 8.213/91 determina que a “empresa é responsável pela adoção e uso das medidas coletivas e individuais de proteção e segurança da saúde do trabalhador”.

Mais do que uma imposição legal, reduzir acidentes de trabalho deve ser uma questão de respeito aos colaboradores e um instrumento de criação de bem-estar e aumento de produtividade no ambiente de trabalho.

Veja abaixo o que nós, da SH Brasil, recomendamos para ajudar a reduzir os acidentes de trabalho nas empresas e promover um ambiente laboral seguro.

Avaliações Médicas

A avaliações médicas devem ser periódicas e especializadas. Cada tipo de trabalho oferece algum risco específico ao trabalhador, e as avaliações devem levantar o quadro geral da saúde na empresa investigando possíveis problemas decorrentes. Algumas avaliações médicas especializadas que ajudam a reduzir os acidentes: 

  • Medicina do trabalho
  • Cardiológica
  • Oftalmológica
  • Avaliação Psicossocial

Exames periódicos

Exames periódicos ajudam a revelar condições ocultas na saúde do trabalhador. Acidentes de trabalho podem ser evitados quando o funcionário sabe sua condição atual de saúde, revelada através de exames específicos e especializados, tais como?

  • Exames clínicos e toxicológicos
  • Acuidade Visual
  • Audiometria
  • Eletrocardiograma
  • Eletroencefalograma
  • Espirometria
  • Avaliação Psicológica

Teste Ergométrico

O coração é o órgão do ser humano que merece sempre uma atenção especial. Um simples teste ergométrico pode revelar algumas cardiopatias antes que se manifestem da pior maneira: em um acidente de trabalho.

O teste ergométrico pode ajudar a identificar doença arterial coronariana, arritmias, insuficiência cardíaca e hipertensão arterial. Riscos à saúde do trabalhador e de acidentes de trabalho podem ser diminuídos com a realização do exame.

Gestão de Saúde Ocupacional

As soluções acima podem ser integradas quando a empresa adota um programa de gestão de saúde ocupacional. É uma forma de cumprir requisitos legais que protegem a saúde do trabalhador, reduzir os acidentes de trabalho e promover a aumento da produtividade.

Além de criar um ambiente salubre para as pessoas, é interessante criar um Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e a emissão de Relatórios de Saúde. Tudo isso pode ser feito por uma empresa especializada em saúde ocupacional. 

Prevenção de acidentes de trabalho

Prevenção é a melhor solução. Esse deve ser um mantra nas empresas para reduzir os acidentes de trabalho. Vale a pena prevenir até que todos internalizem e ajam em prol de um ambiente laboral seguro para todos.

Não são apenas acidentes com lesões físicas — aqueles mais aparentes — que importam. Doenças e condições decorrentes da atividade laboral também podem acontecer, com prejuízos para a saúde do colaborador e impacto negativo nos quadros da empresa. Por isso, a prevenção é o caminho para um trabalhador saudável em uma empresa segura. Alcançar esse patamar é uma construção, que se consegue com ações concretas e a conscientização de que elas precisam ser feitas periodicamente e com o compromisso de todos. Conte com os serviços especializados da SH Brasil para promover a segurança e o bem-estar de todos os colaboradores no ambiente de trabalho

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