Técnicas de contratação: conheça as principais

O processo de recrutamento se inicia com a definição das técnicas de contratação para encontrar os melhores talentos para uma vaga. São métodos que podem facilitar o trabalho do recrutador e trazer para os quadros da empresa as pessoas mais motivadas e capacitadas.

Abaixo, selecionamos algumas das principais técnicas de contratação. Explicaremos sua aplicação, vantagens e benefícios.

Seleção Interna

Talvez o perfil ideal para o preenchimento da vaga já esteja nos quadros da empresa. Uma seleção interna é capaz de identificar os profissionais e, dentre eles, realocar um ou mais para uma nova função.

É um processo que traz as seguintes vantagens:

  • Aproveita pessoas conhecedoras da cultura organizacional
  • Motiva profissionais a crescerem dentro da empresa
  • Abrevia o processo de integração do funcionário
  • Mantém a estabilidade do quadro de funcionários

Banco de Talentos (currículos)

Toda empresa precisa estar preparada para contratar. O banco de talentos, com currículos cadastrados, agiliza e facilita a procura por profissionais. Não se trata de um arquivo de currículos que chegam ao RH, mas de uma triagem de candidatos conhecidos, que participaram de seleções, e outros com o potencial previamente identificado.

Esse arquivo pode ser gerido por software e mantém bons candidatos sempre no radar da empresa. É uma das técnicas de contratação mais usadas hoje em dia.

Headhunting

Headhunting é a “caça” pelos profissionais mais talentosos que podem agregar muito valor à organização com o seu trabalho. Geralmente é feita por agências de recrutamento terceirizadas, que possuem um vasto banco de currículos.

Por meio de um processo criterioso de triagem, que pode até envolver entrevistas, identificam as pessoas com as competências adequadas para a função e sua disponibilidade. É uma técnica de recrutamento geralmente usada para vagas estratégicas e mais específicas de uma organização.

Redes Sociais

Além de proporcionar um contato direto com a pessoa, as mídias sociais podem revelar muito dos seus talentos e competências. Acaba sendo uma excelente fonte de informações pessoais e profissionais a qual o recrutador tem acesso.

O Linkedin, por exemplo, é a rede que cumpre primordialmente esse papel. Nesta rede, o lado profissional é realçado, assim como competências, experiências e interesses. O recrutador pode até se valer das ferramentas da plataforma para fazer a melhor filtragem.

Sindicatos e Universidades

Sindicatos e universidades são locais naturais de oferta de mão de obra. Ambos têm referências e bancos de talentos que estão à disposição do mercado para o recrutamento. Um contato direto com essas instituições pode trazer bons profissionais para os quadros da empresa.

Contudo, os perfis são bem distintos. Enquanto nos sindicatos prevalecem profissionais mais experientes, das universidades saem os estagiários, treinees e recém-formados. Cabe ao recrutador analisar que grau de maturidade profissional a empresa está buscando.

Aplicação das técnicas de contratação

Com a escolha da técnica de contratação, vários candidatos surgirão para a vaga. Depois disso, não tem segredo. É iniciar o processo de seleção para identificar aqueles que melhor preenchem a vaga em aberto.

Para tanto, o processo pode ter entrevistas, testes e dinâmicas. A complexidade vai depender do tipo de vaga e também do tempo disponível para todo o processo seletivo. O importante é explorar todas as técnicas de contratação para atrair candidatos qualificados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas dicas no seu e-mail.

Leia também