Tudo o que você precisa saber sobre segurança do trabalho

Toda empresa necessita de um ambiente seguro e produtivo para que funcionários possam exercer suas funções de forma mais eficiente. Para isso, a segurança do trabalho é uma grande aliada. 

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a abrangência e importância dessa área. Por isso, preparamos esse artigo. Assim, você poderá entender o que é e porque investir em segurança do trabalho. Vamos lá?!

O que é segurança do trabalho?

É uma ciência multidisciplinar que tem como objetivo aperfeiçoar o ambiente de trabalho e, a partir de uma série de normas e procedimentos, prevenir acidentes de trabalho e promover uma boa saúde laboral dos funcionários. 

É também, acima de tudo, uma forma de desenvolver um espaço saudável de trabalho, com cuidado e responsabilidade. Dessa forma, além das garantias pessoais, a empresa ganha mais produtividade e celeridade nos processos. 

A segurança do trabalho atua de forma preventiva, buscando diminuir os riscos de acidentes e de possíveis doenças referentes ao trabalho desempenhado. Ela busca também uma qualidade de vida dos funcionários e uma integridade física e mental

Como a segurança do trabalho atua? 

Essa área atua através de uma série de normas, procedimentos e medidas técnicas em consonância com a legislação vigente, sempre a fim de promover um ambiente de trabalho seguro e eficiente. 

São 36 normas (NRs) regidas pelo Ministério de Trabalho que regulamentam, instituem, definem os parâmetros, fiscalizam e instituem as devidas penalidades. Tudo isso expresso na portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978. 

Estas normas abrangem empresas tanto públicas quanto privadas e órgãos públicos que abriguem empregados vinculados à CLT – Consolidação das Leis do Trabalho. 

O que faz a segurança do trabalho? 

A principal finalidade é a prevenção de acidentes no ambiente organizacional, garantindo integridade para todo o corpo de funcionários. 

Para isso, essa ciência deve:

  • Adequar a empresa às normas e legislação vigente; 
  • Elaborar planos de prevenção de acidentes; 
  •  Elaborar projetos de segurança para reduzir riscos à saúde do trabalhador;
  • Promover atividades educativas e conscientização das responsabilidades dos funcionários com sua própria segurança;
  • Estimular a conscientização das pessoas para diminuir os riscos de acidentes de trabalho;
  • Analisar o ambiente de trabalho para saber se está de acordo com as normas; 
  •   Promover a saúde ocupacional através da realização de exames periódicos, admissional, demissional;
  •  Oferecer atendimento médico emergencial;
  •  Desenvolver e aplicar treinamento de segurança junto aos funcionários.

A segurança do trabalho deve ser percebida como uma área estratégica dentro das empresas, uma vez que sua orientação é justamente garantir uma melhor qualidade de vida laboral com uma preocupação com a saúde física e mental dos empregados. Somente um ambiente livre de riscos, seguro e harmônico pode apontar para alta produtividade e sucesso nos negócios. 

Se você quiser se manter atualizado sobre tudo concernente à segurança do trabalho, assine a nossa newsletter e nos siga nas nossas mídias sociais.  

Leia também