Avaliação cardiológica com ECG e seus objetivos

Não há dúvidas de que o coração precisa ser bem tratado para preservar a saúde das pessoas. Por isso, uma avaliação cardiológica com ECG é importante para compreender como estão as funções deste órgão.

Na medicina ocupacional, este pode ser um diferencial para a qualidade de vida dos colaboradores e para a promoção da saúde no trabalho.

Entenda mais sobre a avaliação cardiológica com ECG e seus objetivos.

A avaliação cardiológica

O eletrocardiograma, conhecido como ECG, é um exame investigativo das condições cardiovasculares de um paciente. É um procedimento médico que busca identificar cardiopatias e trabalhar de forma preventiva para que nenhum problema de saúde se agrave.

A realização do exame pode diminuir muito as chances de as pessoas sofrerem um acidente vascular cerebral ou infarto no miocárdio. Entender como anda o coração é importante para a prevenção desses incidentes e mesmo para tratamentos precoces.

Contudo, a avaliação cardiológica não se resume ao ECG. O médico, se achar necessário, pode requerer outros exames, como como raio-x do tórax, ecocardiograma e exames de sangue, por exemplo. O parecer cardiológico vai depender da análise apurada do médico.

O ECG é um exame complementar da Medicina Ocupacional, requerido pelos médicos do trabalho para ter um quadro mais amplo da saúde do colaborados.

Como é realizado o exame do ECG?

O ECG é um exame simples, rápido e não invasivo. O técnico coloca eletrodos no peito do paciente e a máquina capta a atividade elétrica do coração. Essas informações são registradas e interpretadas pelo médico.  

De posse desses dados, o médico consegue compreender as condições cardiovasculares do paciente. O ECG juntamente com outros dados colhidos na consulta médica ajuda o médico a diagnosticar:

  • Arritmias – alterações na frequência cardíaca
  • Patologias nas válvulas do coração
  • Doenças coronarianas
  • Alterações na pressão arterial
  • Hipertrofia das válvulas

O ECG não tem contraindicações e pode ser realizado por pessoas de qualquer idade. Não são necessárias muitas ações no pré-exame, apenas recomenda-se não fazer exercício físico anteriormente (para não alterar os resultados) e usar cosméticos no corpo, para a boa fixação dos eletrodos.

Há ainda o eletrocardiograma de esforço, conhecido como teste ergométrico. Nele, o paciente é submetido a todas essas testagens enquanto anda e corre em uma esteira. Assim, o médico consegue visualizar alterações na frequência e no ritmo cardíacos e na pressão arterial.  

Objetivos do ECG

Já está claro que o objetivo da avaliação cardiológica com ECG é a prevenção. As doenças cardíacas são responsáveis pelo maior número de mortes no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia.

A realização de checkups, dos quais o ECG é um exame altamente recomendado, ajuda no combate a doenças cardiovasculares e na diminuição de cardiopatias. São números alarmantes, que merecem toda a atenção e, claro, os devidos cuidados médicos para evitar mortes.

Os trabalhadores podem se beneficiar com a avaliação cardiológica com ECG, realizando periodicamente este exame com a devida orientação médica.

Leia também