Cada novo módulo que entra em vigor faz o eSocial se consolidar no dia a dia das empresas. Recentemente, foi a vez das informações relativas à Segurança do Trabalho começarem a ser enviadas pela plataforma.
Esta nova dinâmica altera a forma de trabalho das empresas e precisa ser mais bem compreendida para não gerar erros, ocasionar perdas de prazos e outros tipos de problemas.
É por isso que viemos esclarecer aqui quais as principais obrigações relativas à segurança do trabalho que devem ser observadas. Leia atentamente para se informar melhor.
Documentos enviados pelo eSocial
O quarto módulo do eSocial é específico para questões relativas à Saúde e Segurança do Trabalhador (SST). Ele vem agilizar o envio de documentações sobre acidentes de trabalho, como o CAT e o PPP, que serão substituídos por novas rubricas.
Vamos a elas:
Prazos de envio de documentos SST
Desde outubro de 2021 que as empresas começaram a enviar documentos de Segurança e Saúde do Trabalho pelo eSocial. Os prazos seguem um calendário divulgado pelo Governo Federal e variam de acordo com o porte do negócio. Veja o detalhamento:
Como é possível perceber, a grande maioria das empresas brasileiras, que estão nos grupos 2 e 3, iniciam o envio dos seus documentos SST pelo eSocial logo no início de 2022.
Para garantir o cumprimento da legislação, é necessário contar com uma empresa especialista que ajude na gestão de saúde ocupacional e que desenvolva os programas de saúde do trabalhador.
A SH Brasil está apta a realizar este trabalho e tem todas as facilidade para o envio dos documentos SST pelo eSocial, como o arquivo xml. Entre em contato e comece 2022 com tranquilidade.
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