Você já percebeu o quanto a segurança e a saúde dos seus colaboradores são importantes para a produtividade da sua empresa? Se não, é o momento de falarmos sobre gestão de saúde ocupacional.
Saúde e segurança no ambiente de trabalho precisam ser geridas de forma profissional, e isso pode trazer muitos ganhos para uma empresa e sua força de trabalho.
Leia este artigo até o fim e entenda mais sobre a importância da gestão da saúde ocupacional.
É sempre bom lembrarmos o que é a saúde ocupacional e para que ela serve. Podemos defini-la como o conjunto de ações para garantir a saúde das pessoas no ambiente de trabalho. Ou seja, uma forma de tornar o ambiente laboral mais amigável ao desenvolvimento das atividades, resguardando as pessoas.
Mas, diferente do que possa parecer, a saúde ocupacional não é reativa. Além, claro, de seguir toda uma extensa legislação, ela propõe a criação de programa de saúde com uma pauta muito positiva para a empresa. Ela pode e deve ser usada como uma ferramenta estratégica para que as empresas, por meio da produtividade dos seus funcionários, alcancem os seus objetivos de mercado.
A saúde ocupacional e a segurança do trabalho são tanto obrigações legais quanto uma forma de proteger e resguardar seus funcionários. A única forma de cumprir com todas as obrigações é com um bom sistema de gestão.
É gerenciando todos os processos que sua empresa vai conseguir se enquadrar em toda a legislação e criar programas de saúde e segurança que aumentem a produtividade dos trabalhadores e tragam ganhos reais em termos de resultados.
Com uma boa gestão de saúde ocupacional, é possível:
Para ter sucesso na gestão de saúde ocupacional da sua empresa, é necessário planejar e se acercar dos recursos necessários para o bom desenvolvimento de programas. Veja como.
Identifique pessoas, processos e recursos que tenham impacto no gerenciamento da saúde laboral na empresa. A ideia é levantar fatores de risco e traçar uma estratégia para que esses indicadores estejam dentro do limite aceitável pela empresa.
A saúde ocupacional e a segurança do trabalho não podem ser meros protocolos para cumprir a lei e reagir a situações. Pelo contrário, elas podem trazer excelentes ganhos de produtividade se forem aplicadas dentro de programas que visem trazer resultados para as empresas. Muitos deles são obrigatórios, outros são uma forma de diminuir os fatores que causam abstenção e baixa produtividade entre os colaboradores.
É impossível fazer uma boa gestão de saúde ocupacional sem uma boa rede de parceiros. A maioria dos serviços deve ser terceirizada e executada por clínicas e profissionais especializados, como exames, testes e a emissão de documentos e certificados.
A SH Brasil é uma clínica especializada em saúde ocupacional e segurança do trabalho. Falamos desse tema com conhecimento de causa. Porém, mais do que isso, proporcionamos a nossos clientes tudo o que necessitam para uma eficiente gestão de saúde ocupacional. Trabalhamos com tecnologia, atendimento personalizado e alinhamento com o que há de mais moderno na gestão de saúde.
Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo diretamente no seu e-mail.