Multas do e-Social: quais são e como evitá-las 

Você sabia que a sua empresa pode sofrer multas do eSocial? Pois bem, este artigo foi criado especialmente para te explicar os motivos de ter a empresa multada e como evitar essa situação. 

Se você ainda não conhece, o e-Social é um sistema digital desenvolvido pelo governo para facilitar o dia a dia dos empreendedores, unificando o envio de dados e garantindo as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas. 

São 15 tipos diferentes de informações que a organização deve depositar no sistema e, caso não sejam feitas com exatidão, a empresa pode sofrer diversas sanções, como multas. 

Mesmo assim, o sistema tem feito bastante sucesso nos últimos anos e garante grande eficácia por tornar mais simples e menos burocrática a rotina dos gestores das empresas, além de facilitar as solicitações dos órgãos fiscais. 

Aliás, alguns documentos podem servir como fonte de informação para o eSocial:  DIR, PGR, LTCAT, e atestados de saúde ocupacional.

Se a empresa não compartilhar todas as informações necessárias dentro do prazo determinado, elas serão notificadas pela Receita Federal e deverão pagar multas, que podem variar de acordo com o tipo da infração. 

Apesar disso, a organização pode esclarecer o atraso ou solicitar a correção das informações e ainda receber descontos nas multas. Interessante, não é?

Por isso, é importante ficar atento aos tipos de infrações que podem gerar altos valores e evitar maiores dores de cabeça. Confira no próximo tópico: 

Conheças as principais multas do eSocial 

Nós sabemos que imprevistos podem acontecer, mas é muito importante que você, gestor, esteja atento ao que pode prejudicar a sua empresa. Por isso, preste atenção nas seguintes infrações:  

  •  Não informar a admissão no prazo de, no máximo, um dia antes do colaborador iniciar suas atividades laborais;
  • Não enviar mensalmente as informações das folhas de pagamento dos colaboradores; 
  • Deixar desatualizado os dados cadastrais de seus funcionário;
  • Deixar de enviar ou realizar os exames médicos, além de informações sobre os acidentes de trabalho; 
  • Não comunicar no e-Social sobre funcionários afastados; 
  • Não registrar o colaborador na Carteira de Trabalho;
  • Não realizar o pagamento do FGTS e registrar na plataforma do eSocial de forma regular. 

Essas são algumas das ações que podem fazer com que a sua empresa acabe infringindo a regulamentação do sistema, porém existem algumas maneiras de evitar que elas aconteçam, como: 

Orientar a sua equipe de gestão 

Tenha em mente que a sua equipe responsável pelas áreas de recursos humanos e contabilidade cuidarão de todos os documentos e também do envio no período certo. Por isso, procure investir em alguns treinamentos e alinhamentos para que tudo ocorra da melhor forma, diminuindo a possibilidade de falhas por desconhecimento ou erros de uso do sistema. 

2. Atualizar informações 

Como você pode observar nos tópicos anteriores, uma das infrações é decorrente da não atualização de dados. Por isso, é muito importante que a alteração e revisão dos dados seja sempre realizada, mostrando um retrato atual da empresa. Para tanto, crie protocolos de ação sempre que um evento ocorrer, fazendo com que cada informação vá parar no eSocial no prazo correto.

3. Otimize processos e atividades 

Cumprir prazos é fundamental para se ver livre de multas. Por isso, realize uma gestão proativa das questões de saúde ocupacional, trabalhistas e previdenciárias da sua empresa. Tenha softwares de gestão e o apoio de uma empresa experiente nessa área.

Não tem nada melhor do que usar a tecnologia ao seu favor, não é? Pensando nisso, a SH Brasil fornece todos exames necessários para o seu colaborador, como de Saúde Ocupacional, tornando muito mais simples a atualização e realização. 

Com ações simples, é possível se livrar das multas do eSocial e manter sua empresa sempre regularizada.

Quer saber mais sobre multas do e-social e outros assuntos importantes para você, empreendedor, cuidar da sua empresa e da sua equipe? Veja os nossos outros blogposts!

Leia também