Recrutamento: 4 passos para fazer um processo de seleção

Contratar pessoas não é uma tarefa fácil para os gestores de RH. Selecionar entre diversos currículos, descobrir as expertises de cada um e mesclar às demandas organizacionais pode representar um grande desafio. 

Coordenar um processo seletivo em uma empresa deve ser uma atividade desenvolvida com cuidado e atenção a fim de evitar desperdício de recursos tanto humanos quanto financeiros. Mas como promover um recrutamento da forma mais eficiente?

Preparamos esse artigo para entender como otimizar os processos de seleção e, assim, ganhar produtividade e obter resultados mais diretos para sua empresa. 

Importância do recrutamento

Bons recrutamentos costumam trazer para as empresas pessoas com o perfil adequado a suas funções, além de descobrir talentos úteis e necessários. Dessa forma, há menos rotatividade de funcionários e um ganho de produtividade. 

A seleção de pessoal envolve tempo e dinheiro, fazer escolhas certas contribui ainda mais para a saúde dos negócios. Vejamos como fazer um processo de seleção exitoso. 

1. Saiba exatamente o que você procura 

Antes de começar o processo de recebimento de currículos e entrevistas, defina com sua equipe quais as reais necessidades da empresa. Converse com os chefes de departamentos e gerência para identificar com precisão qual o real perfil da vaga. 

Em seguida, determine quais as atribuições aquele novo colaborador deverá executar. Assim, fica mais fácil decidir sobre que competências devem ser procuradas. 

2. Planeje o processo seletivo

É importante criar um cronograma com todas as etapas do processo. Estude com antecedência quais as melhores formas de avaliação, como as entrevistas devem ser conduzidas e qual a melhor pessoa que pode ficar à frente dessa atividade. 

Defina também parâmetros claros e objetivos de análise, para que a seleção seja o mais transparente possível. Isso dá credibilidade à empresa e segurança aos participantes. Uma boa imagem institucional é criada. 

3. Use a tecnologia 

É possível hoje pesquisar bastante sobre o candidato no ambiente digital. Uma visita ao perfil do LinkedIn já traz muitas informações, mas é possível ir além. 

Pode-se checar as redes sociais de uma pessoa, analisando seu comportamento, ou até mesmo verificar com antigos empregadores o perfil do candidato. 

Faça uso também de banco de dados da própria empresa para entrar em contato com aqueles que já passaram por alguma etapa do processo seletivo. Geralmente, são pessoas que já conhecem a filosofia da empresa e se mostraram interessadas. Isso poupa tempo e dá mais chances de sucesso. 

4. Estabeleça uma comunicação clara

Lembre-se de que a comunicação deve ser uma via de mão dupla. Prefira sempre a transparência nessa relação, sendo claro sobre todas as etapas, os critérios e as necessidades da empresa. 

feedbacks sobre cada etapa. Isso permite que o candidato se sinta respeitado e valorizado, provocando uma dose extra de motivação. A comunicação fluida gera mais engajamento e provoca maior respeito pela marca corporativa. Observe que um processo de seleção é uma atividade que merece atenção. Construir uma equipe forte, que reflita os valores organizacionais, aumenta a produtividade da empresa e valoriza sua marca perante o mercado.

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