Os riscos ocupacionais são uma realidade dentro do ambiente de trabalho, mas existem algumas maneiras de evitá-los e você deve ficar por dentro.
Aliás, se você ainda não conhece, esses perigos estão relacionados às situações que possam prejudicar a saúde ou a integridade física dos trabalhadores.
Dessa maneira, podemos inicialmente dividi-los entre os riscos operacionais, comportamentais e mecânicos. Vamos entender melhor nas linhas abaixo.
Os riscos operacionais estão relacionados aos que resultam na falha, deficiência e inadequação de processos internos, sejam eles causados por pessoas, pelos sistemas da empresa ou por causas externas.
Já quando falamos dos comportamentais, estamos nos referimos às ações dos próprios trabalhadores que ocasionam acidentes, como a falta de informação ao realizar alguma atividade ou de inexistência de regras e sinalizações dentro do negócio.
Por último, temos ainda os riscos ambientais, que acontecem quando alguns agentes químicos, físicos ou até biológicos estejam presentes nos espaços, ameaçando seus frequentadores. Esses fatores nocivos possuem um limite definido por lei e, quando ultrapassam, podem colocar em risco a vida do trabalhador.
Diante do que foi sinalizado no último ponto, o Ministério do Trabalho e da Previdência se responsabiliza por verificar se os processos dentro da empresa estão de acordo com as regras de segurança. Além disso, essas ameaças ainda podem ser divididas da seguinte forma:
Assim, depois de conhecer os principais tipos de ameaças à saúde da sua equipe, vamos te apresentar três formas de evitar que elas aconteçam.
Apesar de ser um pouco mais complicado controlar uma equipe grande ou até monitorar esses acontecimentos, é muito importante que a sua empresa preze pela saúde dos seus colaboradores. Por isso, procure:
Todos os tipos de funções e atividades dentro de uma organização precisam da utilização de EPIs, ou seja, os equipamentos de proteção individual. É por meio deles que o trabalhador pode evitar que a saúde não seja afetada e também reduzir os efeitos dos acidentes.
Mesmo que você tenha todos os equipamentos de proteção disponíveis na sua empresa, é preciso mostrar o valor deles e como eles funcionam para todas as pessoas. Dessa maneira, realize e atualize os treinamentos para que elas saibam manusear as ferramentas de trabalho e como agir em caso de emergências.
Desenvolver um ambiente seguro e saudável não é uma tarefa fácil, mas é fundamental para o crescimento da sua empresa. Você, gestor, deve procurar utilizar desse diálogo e dessa transparência para aprimorar a prevenção de acidentes.
Deu para perceber que cuidar da saúde de todos não é tão simples quanto parece, não é? Então, se você deseja saber mais sobre temas que envolvem os riscos ocupacionais, veja os nossos outros blogposts e fique por dentro do assunto!