A saúde dos colaboradores deve ser levada muito a sério no ambiente laboral. Pessoas saudáveis são mais felizes, produtivas e criam uma atmosfera positiva entre a equipe de trabalho. Mais do que bem querer a saúde dos colaboradores, as empresas podem estimular hábitos saudáveis e trazer muitos benefícios para todos.
Abaixo, reunimos três dicas que ajudam a estimular a saúde no ambiente de trabalho. São de fácil aplicação e de boa aceitação entre as pessoas.
Vamos a elas!
Boa porte do dia, o colaborador passa no ambiente de trabalho. Então, sua boa alimentação depende do acesso a alimentos saudáveis, seja dentro da empresa ou nos arredores. Uma alimentação saudável é regenerativa e preventiva, auxiliando na saúde como um todo. A empresa pode estimular a boa alimentação dos colaboradores:
Uma dica excelente é difundir na empresa o Guia Alimentar para a População Brasileira, criado pelo Ministério da Saúde e considerado pela ONU um dos melhores documentos de boa alimentação do mundo.
Romper o sedentarismo é um desafio constante dos trabalhadores brasileiros. Uma jornada semanal deve ter espaço para exercícios físicos na medida da necessidade de cada um.
Às vezes, ações simples como instalar chuveiro e vestiário na empresa incentivam os colaboradores a virem de bicicleta ao trabalho ou até mesmo correndo. O exercício antes do trabalho libera neurotransmissores que dão mais disposição para o início das atividades laborais.
Mas há outros modelos de incentivo, como parcerias com academias ou até mesmo uma estrutura própria para a prática de exercícios. É possível também criar equipes esportivas amadoras de futebol, vôlei, natação e outros esportes. Práticas esportivas ajudam a criar liderança, disciplina e regularidade.
A cultura organizacional da empresa precisa estar voltada à realidade dos colaboradores para construir um ambiente de trabalho saudável. Não pode ser apenas palavras e cobranças, mas uma série de estímulos regulares para disseminar boas ideias e práticas no dia a dia da empresa. A repercussão na saúde física e mental dos colaboradores tende a ser positiva.
As empresas podem desenvolver as seguintes atividades:
É possível criar um programa completo de atividades ao longo do ano, com temas que envolvam antitabagismo, orientação nutricional, diminuição de estresse, diabetes, hipertensão, incentivo ao checkup regular e tantos outros assuntos que impactam a saúde dos colaboradores.
Não é difícil incentivar a saúde no ambiente de trabalho. A criação de uma cultura organizacional que coloque a saúde dos colaboradores em foco é o primeiro passo para incentivar toda a força de trabalho a ter uma vida mais saudável dentro e fora da empresa.
Ajude outras pessoas lerem essas dicas postando este artigo nas suas mídias sociais.