Assessoria de segurança do trabalho: quando contratar

Já pensou em ter o acompanhamento de uma assessoria de segurança do trabalho na sua empresa? Ela é bem presente em diversos modelos de negócios e visa ajudar a cumprir as normas e definições dos órgãos regulamentadores e legislações trabalhistas.

Assim, é composta por um grupo completo e multidisciplinar que propõe as melhorias para um ambiente sem riscos para os colaboradores.

E, neste artigo, vamos esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto para você entender a importância de quando contratá-la.

Saiba se a sua empresa precisa de uma assessoria de segurança do trabalho

Como iniciamos nesse artigo, uma assessoria de segurança do trabalho nada mais é do que um processo de consultoria para os negócios, se adequando a todas as diretrizes solicitadas em normas e leis para a promoção da saúde, do bem-estar dos funcionários, e a segurança do trabalho

Assim, alguns profissionais costumam estar presentes nesse momento — como um engenheiro de segurança do trabalho, um enfermeiro do trabalho, um técnico de segurança do trabalho ou um médico do trabalho — para que você consiga cumprir por completo as medidas, desde a área administrativa até questões ambientais e educacionais.

Dessa forma, o trabalho consiste em três etapas principais: a vistoria para conhecimento do trabalho e o levantamento dos riscos ocupacionais, a confecção de laudos e a avaliação de enquadramentos legais e a implementação do PGR, do PCMSO e de outros programas que se apliquem à empresa.

Em um primeiro momento, será realizada uma análise bastante criteriosa e detalhada de todos os cargos e funções da sua equipe para que seja possível verificar os riscos das atividades.

Logo após, o profissional irá desenvolver os laudos que contarão com as ações importantes de acordo com a legislação da Segurança do Trabalho, seja para a prevenção, instrução ou indicação, por exemplo, de equipamentos de proteção. Ações individuais e , principalmente, ações coletivas de prevenção.

Após o levantamento e a classificação dos riscos ocupacionais, cabe ao médico do trabalho implementar o PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional). O principal objetivo é a prevenção das doenças e dos agravos à saúde do trabalhador.

Quais empresas devem contratar o serviço?

Como a Segurança do Trabalho é algo obrigatório para todos os negócios, é importante pensar que ter uma assessoria é essencial para que tudo seja feito de acordo com as normas e com o que a sua empresa precisa.

Esse serviço conta com profissionais de altíssimo nível e conhecimento para evitar uma série de problemas e dores de cabeça no futuro. Por esse motivo, ela cabe para qualquer modelo de empresa!

Os benefícios de uma assessoria de segurança do trabalho

Para finalizar, precisamos reforçar a importância desse processo e as que mais se destacam são:

  • A possibilidade de adequar a empresa às normas e legislações do país;
  • Proteger o meio ambiente e se destacar diante da concorrência;
  • Melhorar a qualidade de vida dos funcionários, dentro e fora do ambiente de trabalho;
  • Reduzir altos gastos com acidentes de trabalho e tratamentos de saúde por doenças ocupacionais;
  • Diminuir a quantidade de afastamentos médicos dos colaboradores;
  • e muito mais!

Por esses motivos, se você quiser saber mais, agende uma demonstração: veja como nossa assessoria de segurança do trabalho pode otimizar sua conformidade legal, e minimizar riscos de acidentes e multas

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