O ritmo de trabalho, nas sociedades modernas, é cada vez mais dinâmico e intenso. Chegamos a passar mais de 8h diárias nas empresas e é indispensável um olhar mais atento para com a saúde do trabalhador. Por isso, é crescente a valorização da medicina do trabalho.
Mas você sabe o que significa medicina do trabalho? Preparamos esse artigo para você conhecer melhor tudo o que diz respeito sobre essa área e entender como ela é indispensável para a preservação do trabalhador e da sua qualidade de vida.
Siga a leitura para ampliar o seu conhecimento.
A medicina do trabalho é um dever do empregador e um direito do trabalhador. Está determinado por lei. A Lei nº 6.514 de 1977 coordena, orienta, controla e supervisiona a fiscalização e as demais atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho em todo o território nacional.
A lei diz ainda que é função do empregador fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho, bem como instruir os empregados sobre as precauções. Já os funcionários são obrigados a observar as normas estipuladas, respeitá-las e colaborar com a empresa para a aplicação delas, como o uso de equipamento de proteção individual.
Vemos que a medicina do trabalho é uma via de mão dupla. De um lado, ela resguarda juridicamente a empresa e de outro ela oferece ao trabalhador uma condição digna de trabalho, preservando a sua saúde física e mental. Assim, ao ser devidamente respeitada, todos saem ganhando com a medicina ocupacional.
Por muitos anos, especialmente no início da sociedade industrializada, as condições de trabalho eram insalubres e desumanas. A evolução da sociedade e as lutas trabalhistas permitiram que os trabalhadores fossem compreendidos em sua totalidade e dignidade. A medicina do trabalho resguarda os direitos humanos no ambiente laboral, garantindo qualidade de vida e respeito.
É importante termos em mente que essa área da saúde atua de forma a prevenir acidentes de trabalho e promove a integridade do trabalhador. Por outro lado, esse ramo também é responsável pelo pleno desenvolvimento da empresa e contribui para o sucesso dos negócios. Funcionários ativos, saudáveis e em harmonia com o ambiente de trabalho produzem mais e melhor.
A medicina do trabalho atua em múltiplas esferas dentro das empresas. Vamos conhecer um pouco sobre as várias formas de operação da medicina ocupacional.
· Admissão e demissão – um dos pontos mais visíveis, os exames admissionais e demissionais, fazem parte da rotina de todo emprego formal. Eles avaliam as condições de saúde do funcionário na entrada da empresa, analisando se ele está apto a exercer aquelas funções, e resguarda a empresa sobre problemas de saúde antecedentes. Na saída, também são avaliadas as condições de saúde do trabalhador, resguardando-o com um laudo.
· Exames de rotina – acompanhar a saúde do empregado periodicamente também se faz necessário. Dessa forma, é possível avaliar problemas de saúde ainda no início e promover os ajustes necessários, seja com campanhas educativas ou realocação de função.
A área de atuação da medicina do trabalho é ampla e encobre tantos os aspectos físicos quanto psíquicos do trabalhador. O que importa é a preservação de sua saúde e a manutenção de um ambiente de trabalho seguro, justo e livre de acidentes. Dessa forma, tanto empresa quanto funcionários devem atuar juntos na compreensão e valorização desse ramo da medicina.