A Síndrome de Burnout vem sendo discutida por diversos especialistas nos últimos anos. A razão são as questões relacionadas à vida profissional e social, que se misturaram devido ao maior tempo em casa e com as mudanças bruscas que tivemos na rotina.
Quando algumas empresas optaram pelo trabalho em home office, os colaboradores tiveram que unir os afazeres domésticos com o trabalho, fazendo com que, muitas vezes, se dedicassem mais do que deveriam.
A partir desse excesso e a preocupação em não conseguir dar conta da nova realidade, desencadearam diversos transtornos, como a Síndrome de Burnout, conhecida como doença do trabalho.
Para entendermos melhor, criamos este artigo com algumas dicas de como as empresas podem trazer uma maior qualidade de vida para os funcionários e evitar condições como a Síndrome de Burnout.
Para quem não conhece, a Síndrome de Burnout se caracteriza por sintomas parecidos com depressão, estresse, ansiedade e crise de pânico. Tudo gerado pelo esgotamento físico e mental.
Trazendo dados à tona, segundo a Fundação Oswaldo Cruz, 47,3% dos trabalhadores brasileiros mostraram sintomas de ansiedade e depressão diante dos últimos anos. Dessa forma, diversas empresas estão optando por trazer vivências mais leves para a volta dos trabalhos presenciais e mais conforto para o momento do home office.
Pensar em soluções que visam evitar os casos desse problema parece difícil, mas simples mudanças já fazem uma grande diferença.
O respeito ao horário de trabalho é um bom começo. Por exemplo, determine a quantidade de horas necessárias durante o mês ou a semana e considere a possibilidade de flexibilizar os prazos.
Isso já vai fazer com que os colaboradores se sintam mais livres para dedicar o tempo certo para cada atividade. Dessa mesma forma, estabeleça uma quantidade máxima de horas extras para que eles não excedam o tempo estipulado.
Além disso, também é importante fomentar uma cultura organizacional colaborativa e saudável para o dia a dia da empresa, lembrando sempre de instruir para que não haja assédio moral ou momentos de tensão entre os trabalhadores.
Isso conta também com a opção de pausas para descanso ou folgas durante um mês mais puxado. Essas pausas diminuem o estresse, aumentam a produtividade e promovem o bem-estar de todos da equipe.
Por último, mas não menos importante: tenha uma política rígida para seguir as normas de segurança e medicina do trabalho.
O Programa de Controle Médico Ocupacional vai além do momento da contratação e deve ser inserido durante o percurso do colaborador na empresa, fazendo sempre uma revisão da saúde do profissional.
E não ache que é um ponto positivo apenas para o trabalhador, a empresa também está ganhando com o bem-estar dele. Além de ter um time mais eficiente, ela está se prevenindo contra processos trabalhistas pela comprovação do cuidado com as condições e a adequação do trabalhador em seu ambiente.
Sendo assim, se estão pensando em trazer para as suas empresas uma parceria que vale a pena, a SH Brasil utiliza uma ferramenta única de gestão integrada para levar satisfação para os colaboradores e suas empresas.
Para saber mais sobre o universo da saúde ocupacional, assine a nossa newsletter e receba atualizações diretamente no seu e-mail.
Nenhum post relacionado