Entenda a importância dos exames periódicos para os colaboradores da sua empresa

O exame médico periódico é um instrumento legal que tem como objetivo assegurar a saúde e o bem-estar dos colaboradores de uma empresa. Ele é fundamental para os profissionais seguirem bem suas jornadas de trabalho e para as empresas saberem como anda a saúde do seu corpo de funcionários.

Contudo, os exames periódicos são mais do que um procedimento administrativo. Eles precisam ser encarados com seriedade e responsabilidade por todos que fazem parte de uma empresa. Neste artigo, você vai entender o porquê. Boa leitura.

A saúde do trabalhador

A saúde do trabalhador é tão importante para uma organização quanto a sua força de trabalho. Funcionários com saúde em dia são mais produtivos e motivados, além de criar um bom campo de relações humanas dentro da empresa.

Esse entendimento tem aumentado a consciência a respeito da saúde ocupacional. É bem perceptível como empresas têm criado programas de prevenção a doenças, participado de campanhas como as do Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, além de promover o bem estar no local de trabalho, como o bom entendimento da ergonomia e incentivo aos exercícios laborais.

A concretização de todos esses programas se dá justamente na realização do exame periódico, que vai atestar o quadro geral da saúde no trabalho e individualmente de cada colaborador.

A importância dos exames periódicos

A realização de exames periódicos no trabalho é uma obrigação legal das empresas. Os trabalhadores devem se submeter a eles a cada dois anos, no máximo. Esse prazo pode ser até menor, a depender do risco ao qual o trabalhador está exposto.

Com os resultados dos exames, as análises seguem dois caminhos. O trabalhador saberá se sua saúde está adequada às funções que exerce, e a empresa saberá os impactos das atividades laborais na saúde dos seus colaboradores.

Essas informações ajudam a dar os melhores encaminhamentos para ambas as partes. Colaboradores com problemas de saúde devem logo se tratar, claro, mas também podem ver se sua condição os torna apto a exercer suas funções na empresa. Em casos extremos, os exames periódicos podem até indicar a entrada em benefícios do INSS.

Por sua vez, as empresas saberão com mais precisão o impacto da atividade laboral na saúde dos seus colaboradores. Ela poderá criar melhores condições para garantir a integridade da saúde das pessoas, compreender quem está apto para cada função e aperfeiçoar seus processos para que o trabalho ocorra sem afetar a saúde de ninguém.

Benefícios dos exames periódicos

  • Respaldo legal – uma vez realizado o exame periódico, que é uma obrigação legal, empresa e empregado passam a ter um respaldo caso haja qualquer problema judicial entre as partes. Ambos estarão salvaguardados porque os exames periódicos darão um panorama da saúde do colaborador durante sua passagem pela empresa.
  • Diminuição do absenteísmo – faltas por motivos de saúde tendem a diminuir uma vez que os exames ajudam na prevenção de doenças com o devido encaminhamento para o tratamento.
  • Redução de acidentes – com a identificação de trabalhadores aptos e inaptos para funções, diminui-se as chances de um colaborador ser alocado em uma função na qual ponha sua saúde em risco ou que possa gerar algum tipo de acidente. Quanto maior a consciência, menor o risco de acidentes.
  • Melhorias no ambiente de trabalho – os exames periódicos podem apontar fatores de riscos para a saúde do trabalhador, que podem ser minimizados com ações diretas por parte da empresa, como a criação de programas de promoção da saúde, mudanças ergonômicas nas estações de trabalho e uso de equipamentos de proteção.

Exames periódicos têm uma importância singular no mundo do trabalho. Realizá-los, mais do que uma obrigação, é colocar a companhia na rota do trabalho seguro e na valorização do seu capital humano.

Assine nossa newsletter para receber conteúdos como este diretamente no seu e-mail.

Leia também