Saiba como cadastrar o S-2220 no e-Social

Você sabe como cadastrar o S-2220 no e-Social da sua empresa? Neste artigo, vamos explicar os principais pontos sobre o assunto.

Se você é um empregador e não conhece os termos acima, deve ficar atento! O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, o eSocial, é um projeto criado com o objetivo de unificar o envio de documentos trabalhistas, previdenciários, tributários e fiscais dos trabalhadores.

Essa foi uma alternativa desenvolvida para garantir o cumprimento dos direitos fundamentais, eliminar redundâncias de informações, além de simplificar a vida dos empresários. E os S-2220 são todos os eventos referentes à saúde do trabalhador enquanto mantém vínculo com a empresa. Vamos entender mais sobre o assunto.

Documentos SST no eSocial

Com essa ideia, o eSocial é um sistema complexo e completo para o envio dos eventos, como aqueles referentes à segurança e saúde do trabalhador.

Assim, o S-2220 é um desses eventos e refere-se aos exames médicos realizados pelo empregado que constam no Atestado de Saúde Ocupacional (ASO). Ou seja, aqueles que atestam se o funcionário está apto ou não para exercer a sua função dentro do ambiente de trabalho.

Alguns exemplos de exames que se enquadram no S-2220: o admissional, o periódico, o de retorno ao trabalho, o de mudança de riscos ocupacionais e o demissional.

Dessa maneira, até o dia 15 do mês subsequente à realização dos exames médicos dispostos nas Normas Regulamentadoras e os complementares solicitados pelo médico, devem ser enviadas as informações. A exceção são os referentes ao ASO admissional, que devem ser entregues no dia 15 do mês após a admissão do empregado.

Os responsáveis pela entrega do evento no eSocial podem ser: o empregador, o Órgão Gestor de Mão de Obra, o sindicato de trabalhadores avulsos não portuários e os órgãos públicos que possuem trabalhadores regidos pela CLT.

Informações de como cadastrar o S-2220

Com isso, para o envio e o cadastro dos dados, é preciso ter os eventos S-2190, S-2200 ou o S-2300, e acessar o portal do eSocial. A partir desse momento, serão solicitadas as seguintes informações:

  1. O tipo de exame médico ocupacional realizado;
  2. A data de emissão do ASO;
  3. O resultado do ASO (se o colaborador está apto ou inapto);
  4. No caso dos exames complementares, é preciso informar alguns dados extras, como a data do exame, o código de procedimento do diagnóstico, as observações sobre o procedimento, a ordem dos exames e as indicações de resultados;
  5. As informações sobre o médico emitente do ASO, como nome, número de inscrição e unidade federativa;
  6. Os dados sobre o médico responsável pelo PCMSO, como CPF, nome, CRM e unidade federativa.

Sendo assim, antes de tudo isso, vamos dar uma dica muito importante: o primeiro passo é garantir a realização dos exames ocupacionais com profissionais reconhecidos no mercado e que cuidam dos seus colaboradores com excelência.

Pensando nisso, a SH Brasil ajuda em todos esses procedimentos. Com um sistema integrado de saúde, somos uma empresa que visa cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, gerenciando os riscos ocupacionais.

Para entender mais sobre como cadastrar o S-2220 no e-Social e outros assuntos, conheça os nossos serviços e aproveite!

Leia também