O que você precisa saber sobre o S-2220 do eSocial

O eSocial é uma ferramenta que veio para simplificar e unificar as informações relacionadas aos trabalhadores do Brasil. Uma das peças-chave desse sistema é o evento S-2220 do eSocial, uma rubrica sobre os relatos de monitoramento da saúde do trabalhador enquanto tem vínculo com uma empresa.

É muito importante que as empresas saibam suas responsabilidades e possam cumprir a legislação e manter a transparência na saúde ocupacional.

Neste artigo, vamos explorar o que esse evento representa, quem deve enviá-lo, as informações necessárias, o prazo e as consequências caso a empresa não cumpra com essa obrigação.

O que é o S-2220 do eSocial?

O S-2220 trata do Monitoramento da Saúde do Trabalhador no âmbito do eSocial. Este evento foca no acompanhamento contínuo da saúde dos colaboradores, sendo um instrumento da gestão da saúde ocupacional e o cumprimento das normativas trabalhistas.

Com tudo sendo feito de acordo com o estabelecido, as empresas entram em conformidade e garante o alto nível na saúde do trabalhador. Além disso, ajuda o governo a ter dados e indicadores sobre saúde ocupacional no Brasil, o que ajuda a entender cenários e elaborar políticas públicas para o setor.

Abaixo, as principais informações que devem constar no S-2220:

  • Identificação do trabalhador;
  • Dados do monitoramento;
  • Informações do exame médico ocupacional;
  • Dados do profissional de saúde;
  • Dados da empresa;
  • Período de realização do monitoramento;
  • Outras informações relevantes.

Além disso, é necessário enviar os exames referentes aos eventos ocupacionais da jornada do trabalhador na empresa, como admissional, periódico, de retorno ao trabalho, de mudança de função ou de mudança de risco ocupacional e demissional.

Todas essas informações devem ser fornecidas de maneira precisa e completa.

Quem deve enviar o S-2220?

O evento deve ser enviado pelas empresas, cooperativas, órgãos de gestão de mão de obra e demais pessoas jurídicas que tenham trabalhadores vinculados.

Qual o prazo para envio do evento S-2220?

O prazo para envio é de até 15 dias corridos após a realização do exame médico ocupacional ou do exame complementar.

O que acontece caso a empresa não faça o envio?

A empresa que não cumprir com o prazo para envio estará sujeita a multas que variam entre R$ 1.080,06 a R$ 3.146,54, por trabalhador afetado.

A SH Brasil pode ajudar na gestão de saúde ocupacional

Sabemos que o evento S-2220 é um dos requisitos do Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) do trabalhador, que, por sua vez, faz parte do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

A SH Brasil é uma empresa especializada em gestão de saúde ocupacional que cuida de todos esses requisito, oferecendo um serviço completo de gestão, que inclui:
Realização de exames médicos ocupacionais;

  • Gestão do PCMSO;
  • Gestão do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos);
  • Treinamentos e capacitações em saúde ocupacional.

A SH Brasil pode ajudar as empresas a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, ao mesmo tempo em que cumprem com as obrigações legais.

Se tiver alguma dúvida, entre em contato conosco.

Leia também