Saúde ocupacional: 4 motivos para investir na sua empresa

Considere investir em saúde ocupacional para mudar a face do seu negócio. São muitos os benefícios que os programas podem trazer para a sua organização.

As práticas que promovem a saúde física e psicológica da sua equipe podem apresentar bons resultados para todos, inclusive para o seu negócio.

Conheça quatro motivos para investir em saúde ocupacional.

4 motivos para investir em saúde ocupacional

A saúde ocupacional há muito é percebida como uma ferramenta estratégica nas organizações. Além da saúde que traz para a vida das pessoas, pode contribuir e muito com os resultados, uma vez que traz uma série de benefícios para as empresas que a adotam.

A ideia é reduzir os riscos ocupacionais e criar alternativas para ter um ambiente de trabalho saudável e seguro. As atividades ligadas à saúde ocupacional não se resumem aos momentos de admissões ou demissões, mas deve ser uma prática diária na rotina de todos os funcionários. Dentre os principais benefícios desse investimento, temos:

1. Melhorar a produtividade e aumentar o engajamento

Quando um colaborador sente que está em uma empresa que se preocupa com a sua saúde, com o seu crescimento e o seu desenvolvimento dentro e fora do ambiente de trabalho, é muito mais fácil que ele se sinta motivado para atingir metas, por exemplo.

Trabalhando em um ambiente que promova a saúde física e mental, o colaborador está mais apto a realizar suas tarefas cotidianamente e consegue reagir proativamente às demandas da empresa.

2. Reduzir a taxa de turnover

O turnover é o número que indica a rotatividade de funcionários, ou seja, quantos saem de uma organização durante um período de tempo. Embora seja um movimento natural, um alto turnover pode indicar algum problema relacionado à saúde ocupacional.

O aumento de acidentes de trabalho pode refletir diretamente na taxa de turnover e nas faltas dos colaboradores da sua empresa. Aliás, quando um negócio realmente demonstra preocupação com a saúde e coloca em prática maneiras para aumentar o bem-estar deles, aumenta a vontade de permanência.

3. Reduzir custos

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, de 2012 a 2020, foram registrados 5,6 milhões de doenças e acidentes que vitimaram trabalhadores, um gasto previdenciário que, desde 2012, ultrapassa os R$ 100 bilhões com despesas acidentárias e perda de 430 milhões de dias de trabalho.

Muitas medidas de redução de riscos ambientais auxiliam na redução de custos de uma empresa, como os com multas ou adicionais de insalubridade. Programas de saúde ocupacional podem estimular a mudança de maquinário, por exemplo, e diminuir a exposição humana a perigos e eliminar o uso de EPIs.

Isso tudo diminui custos com salários, exames periódicos, laudos, compra de equipamentos de proteção e outros custos decorrentes do afastamento de funcionários. No longo prazo, a saúde ocupacional pode diminuir bastante os custos de uma organização.

4. Fortalecer a imagem da empresa

A responsabilidade social deve ser pensada dentro da sua empresa e pode ajudar a melhorar a credibilidade da sua organização. Isso vale tanto para o público externo quanto para o interno.

Ter ações que visam o bem da equipe e da comunidade pode chamar a atenção dos clientes e de possíveis investidores. Em tempos de ESG, é um bom caminho para cumprir metas ambientais, sociais e de governança.

Sendo assim, não perca tempo e dê o primeiro passo para implantar a saúde ocupacional na sua empresa com a SH Brasil. Entre em contato com a gente!

Leia também