Xml e integração com o eSocial: SH Brasil facilitando sua gestão

Com o eSocial avançando em cada vez mais áreas da gestão do trabalho, segurança e saúde, cresce o desafio das empresas de integrar suas gestão a essa plataforma.

Uma das formas de ajudar as empresas nesse processo é com o uso de arquivos xml. É uma solução que a SH Brasil já desenvolveu e está disponibilizando para seus clientes.

Veja abaixo como funcionam os arquivos xml e como eles podem ajudar na gestão de saúde ocupacional com o eSocial.

Integração com o eSocial

A cada avanço de módulo do eSocial, surge um novo desafio para as empresas. Além de modificar toda a rotina dos Recursos Humanos, que precisa se adequar a prazos e formatos da nova plataforma do Governo, também é necessário uma integração tecnológica.

As empresas costumavam usar seus próprios softwares para auxiliar na gestão de documentos relativos ao trabalhador, como os referentes a Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Com o eSocial, tudo muda e vem o desafio de integrar práticas antigas com as novas.

Para ajudar na transição dos softwares legados, ou mesmo continuar o seu uso junto ao eSocial, é necessária a criação de arquivos xml. Trata-se de arquivos que compatibilizam os sistemas, permitindo que se trabalhe com as duas soluções ao mesmo tempo.

Uso de arquivo xml

Talvez você já tenha alguma familiaridade com os arquivos xml, pois eles são muito usados para integrar folhas de pagamento, por exemplo. De alguma forma, eles já fazem parte da rotina de muitos profissionais de recursos humanos.

O arquivo xml nada mais é do que documentos emitidos transformados em linguagem de programação. Os campos preenchidos em formulários com dados do trabalhador e outras informações são codificados em um linguagem computacional. Softwares conseguem ler o arquivo xml e visualizar o documento que foi gerado.

Por isso eles são muito úteis para integrar sistemas. Um software de gestão de recursos humanos, por exemplo, com um arquivo xml, pode enviar documentos para o eSocial com compatibilidade total. O eSocial “compreende” os documentos enviados na linguagem computacional e o integra à sua estrutura.

Com a obrigatoriedade de documentos SST enviados pelo eSocial, os arquivos xml serão cada vez mais requisitados pelos recursos humanos. É possível tanto importar xml para essa plataforma quanto exportar um xml de tudo o que foi inserido lá pela empresa.

O xml da SH Brasil

Com o objetivo de facilitar a gestão de saúde ocupacional de todos os clientes, a SH Brasil se antecipou e já criou seu próprio arquivo xml. Com ele, os clientes têm sua rotina facilitada ao poderem continuar trabalhando nos seus softwares de gestão e ao mesmo tempo cumprir os requisitos legais do eSocial.

Nosso intuito é promover uma nova dinâmica na produção e envio de documentos SST com o mínimo de impacto nas rotinas dos recursos humanos. Assim, conseguimos ajudar as empresas a simplificar sua gestão e integrar de forma segura seus softwares com o eSocial.

Lembrando que desde 13 de outubro de 2021, empresas do Grupo 1 precisam necessariamente usar o eSocial para eventos SST. Em 10 de janeiro de 2022, é a vez das empresas dos grupos 2 e 3. Confira o cronograma completo aqui.

Entre em contato com a SH Brasil agora mesmo e saiba mais detalhes sobre o nosso xml e como ele pode ajudar sua empresa nesse novo momento de uso do eSocial.

Assine a nossa newsletter e receba no seu e-mail atualizações sobre o eSocial e saúde ocupacional.

Leia também